Podcasts sobre adolescência, escola e saúde mental — Gama Revista
Como promover a saúde mental nas escolas?

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Bloco de notas

Podcasts sobre adolescência, escola e saúde mental

Ouça especialistas, pais e educadores para lidar com o sofrimento psíquico de adolescentes na escola e em casa

Podcasts sobre adolescência, escola e saúde mental

Sarah Kelly 29 de Setembro de 2024

Ouça especialistas, pais e educadores para lidar com o sofrimento psíquico de adolescentes na escola e em casa

  • Quando você lembra da escola, suas primeiras lembranças são positivas ou trazem à tona traumas da época? A resposta para essa pergunta pode estar relacionada à sua raça. Neste episódio do podcast Afetos, as comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira expõem suas experiências relacionadas ao ambiente escolar que, infelizmente, foram tocadas pelo racismo. A ideia surgiu quando a filha de Oliveira, uma criança então com 4 anos, contou que foi maltratada por sua professora. Mesmo com um tema difícil, elas proporcionam uma conversa fluida e discutem sobre como transformar a escola em um ambiente menos opressor para pessoas negras.

  • A preocupação com o uso excessivo de telas é tanta que, recentemente, o Ministério da Educação propôs a proibição de celulares em escolas de todo o país. Hugo Monteiro, jornalista e autor de “A Geração do Quarto” (Record, 2022) e Doug Alvoroçado, especialista em educação inclusiva, reúnem estudos relacionados à exposição de crianças às telas nesta edição do programa Conversa com Bial. Na discussão, é levantado desde o impacto dos smartphones na saúde mental das crianças e adolescentes até a responsabilidade dos cuidadores na educação tecnológica. Hugo alerta que a relação com os algoritmos interfere na formação neurológica, sendo imprescindível estimular uma relação saudável com as telas.

  • Neste ano, entrou em vigor a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Com o objetivo de auxiliar crianças e adolescentes que desde a pandemia têm sofrido com a piora na saúde mental, a iniciativa pretende beneficiar mais de 47 milhões de estudantes, responsáveis e profissionais da educação. Para explicar a necessidade da política e os impactos das questões de saúde mental na rotina da sala de aula, o podcast Bem Estar entrevistou o psiquiatra Rodrigo Bressan, Presidente do Ame Sua Mente, instituto que promove a saúde mental na rede pública de ensino.

  • A oportunidade de ter uma boa educação e a discriminação no ambiente escolar são fatores contraditórios que estudantes bolsistas ainda tem de enfrentar. Em agosto deste ano, Pedro Henrique dos Santos, bolsista do paulistano Colégio Bandeirantes, cometeu suícidio após ser vítima de bullying. O caso trouxe à tona o descaso de muitas escolas de elite na inclusão de bolsistas. Neste episódio do Café da Manhã, a repórter Isabela Palhares relata o que pensam os estudantes e educadores ouvidos por ela sobre os desafios para assegurar o melhor funcionamento das bolsas. Também contribui com o debate Gabriel Domingues, presidente da Ponteduca, organização sem fins lucrativos que visa a democratização da educação particular.

  • “O bullying pode fazer com que a criança acredite que merece sofrer”, afirma Gustavo Estanislau, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência, ao podcast da Gama. No episódio, ele traz caminhos para lidar com o bullying: observação do comportamento da criança e de sinais de mudança no jeito de se relacionar, além do diálogo com a escola são pontos de atenção. Estanislau explica ainda por que as escolas brasileiras têm sido ambientes propícios para um tipo de violência traumática e sistemática, os efeitos dessa experiência para o futuro das vítimas e ainda o que fazer se é o seu filho que pratica o bullying.

  • Um outro episódio do Podcast da Semana traz uma entrevista com Daniel Becker, pediatra e ativista, sobre saúde mental de crianças. A Gama, ele afirma que “há uma crise mental e emocional na infância sem precedentes”. Ansiedade e depressão são algumas das dificuldades enfrentadas por crianças atualmente. Ao longo do programa, são discutidos fatores que podem causar ou piorar esses quadros, como a falta de tempo dos pais e cuidadores, o vício em telas e a ausência de atividades ao ar livre. Becker aponta caminhos para os pais lidarem com situações de sofrimento psíquico dos filhos.

  • A volta ao ensino presencial pós-pandemia não foi um momento fácil. Particularmente em Recife (PE), um caso de crise de ansiedade coletiva chamou a atenção ao afetar 26 adolescentes. Passado esse período de adaptação, o episódio do Folha na Sala continua relevante, já que discute a recepção de alunos com ansiedade e depressão. Para auxiliar no debate, além de reunir pesquisas e entrevistas com especialistas, o podcast visitou um programa de acolhimento de alunos que é referência no estado de São Paulo. “Nós tivemos que reeducar para a aprendizagem e trabalhar as competências socioemocionais”, relata Raquel de Oliveira, coordenadora pedagógica da escola estadual Américo de Moura envolvida no projeto.

  • Você sabia que a adolescência é naturalmente um período de vulnerabilidade psíquica? É o que explica a psicanalista Vera Iaconelli neste episódio do Assunto. A pesquisadora afirma que a exposição às telas deve ser controlada por ações dos pais, da sociedade, da escola e do Estado. Uma pesquisa mencionada no podcast aponta que 40% dos adolescentes acreditam ter motivos para tristeza, ansiedade e depressão ao usar as redes sociais. Diante desse cenário turbulento, Iaconelli ensina quais são os sinais de alerta nos jovens e enfatiza a importância de escutar mais do que falar.

  • A psiquiatra geral e da infância e adolescência Jordana Verano fala sobre captar sinais depressivos em adolescentes no podcast Entrementes. Ela informa como se comunicar com a pessoa que demonstra comportamentos suicidas e como levá-la à ajuda profissional. Além disso, Verano destaca os fatores de risco nessa faixa etária: ser exposta a casos de suícidio, sofrer abuso e discriminação recorrentemente, não ter acesso a tratamentos de saúde mental, tentativas prévias, entre outros. Ao aprofundar cada um dos aspectos, o episódio facilita o entendimento de como a comunidade escolar, a família e o Estado podem prevenir desfecho extremos e trágicos, reforçando que cuidar da infância e adolescência de forma geral já é uma forma de prevenção.

  • “Adolescente não precisa de Sermão” é o nome do podcast da mestre em educação Fernanda Lee. Com o objetivo de apresentar ferramentas práticas para pais de adolescentes, o programa tem vinte episódios que discutem diferentes desafios da criação de filhos e o enfrentamento a partir da disciplina positiva. O sexto episódio traz a especialista em neurociência Luciana Marcílio para abordar “transtornos que interferem na escola e fazem os adolescentes fugirem da prova”. Marcílio explica as particularidades de dislexia, TDAH e Transtorno do Espectro Autista, que são os transtornos mais diagnosticados em adolescentes na clínica administrada por ela.

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Este conteúdo é parte de uma série especial sobre saúde mental e as comunidades escolares, produzida com apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, instituição que atua em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância, ao conhecimento científico sobre a saúde infantil e à assistência médica infanto-juvenil.