@racionaiscn Instagram — Quem estamos seguindo — Gama Revista

@racionaiscn

Com mais de 35 anos de história no movimento negro, integrantes do grupo de rap Racionais MC’s recebem título de doutor honoris causa pela Unicamp

Sarah Kelly 11 de Março de 2025

Na última quinta-feira (6), os Racionais MC’s foram consagrados como doutores honoris causa pela Unicamp. Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay receberam destaque por serem “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro”, além de atuarem no combate ao racismo e às violências sociais por meio de suas obras.

Em seu discurso de agradecimento pelo título, Mano Brown declarou: “A causa é maior que nós. Depois de nós, outros virão. Já chegaram, já estão aí, atuando de forma brilhante. Os jovens são o futuro. Vocês são a revolução online. A gente foi a faísca, lá na época das cavernas”.

“Sobrevivendo no Inferno” (1997), segundo álbum do grupo, já chegou a compor a lista de obras obrigatórias no vestibular da universidade. E, frequentemente, as letras dos rappers são mencionadas no Enem. Essas aproximações entre a academia e a cultura popular impulsionam a mensagem deles. Para KL Jay, “o hip-hop é um acontecimento espiritual que fez um grande resgate dos pretos no mundo inteiro. Racionais não é só música, é uma missão”.

Internacionalmente conhecidos pelo rap, os Racionais também já sambaram. No Carnaval deste ano, eles foram padrinhos da Vai-Vai e, em 2024, foram o tema do samba-enredo intitulado “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.

Até maio, está em cartaz no Museu das Favelas, em São Paulo, uma exposição sobre a trajetória do grupo. A mostra tem como ponto de partida o quinto elemento do hip-hop, o conhecimento.

Após três décadas de carreira, os rappers ainda sabem entregar um show memorável, como foi o primeiro deste ano no festival gratuito que divulgou a última temporada da série “Sintonia”, da Netflix. Nem a chuva conseguiu estragar a festa, escreveram nas redes.

Em dezembro do ano passado, Racionais lançaram uma websérie com bastidores exclusivos da turnê “Racionais MC’s 3 Décadas” realizada em 2019. Cada episódio acompanha a perspectiva de um integrante. Neste trecho do segundo episódio, Ice Blue, definido como “A Máquina” do grupo, fala da importância do esporte na sua vida.

“Conceitual com intenção de ser popular” é como este post define o último álbum de inéditas dos Racionais, “Cores e Valores”, de 2014. Há pouco mais de um ano, o grupo confirmou que estava produzindo um novo disco, que pode ser lançado em breve. “Vai ser um dos nossos melhores trabalhos”, disse Edi Rock.

Pouco antes de “Cores e Valores”, Racionais lançaram o emblemático single “Mil Faces de Um Homem Leal”, que ajuda a registrar a história do Brasil ao contar sobre o escritor e ex-deputado federal Carlos Marighella (1911-1969), morto pela ditadura militar.

O grupo ficou marcado até na pele de muitos fãs, como mostra esta publicação. Mais do que isso, abriram mentes e deram novas perspectivas estéticas e políticas sobre a realidade da população pobre, como afirmou, durante a entrega do título de Doutor Honoris Causa, a madrinha do grupo na cerimônia, a professora doutora Nilma Lino Gomes. “Racionais MC’s são história, cultura, resistência, (re)existência. (…) Vocês são um movimento negro educador.”

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação