@pretagil Instagram — Quem estamos seguindo — Gama Revista

@pretagil

Após 55 dias internada no hospital, Preta Gil recebe alta e inspira amigos e fãs com sua resiliência

Sarah Kelly 18 de Fevereiro de 2025

“Ainda tenho muito que viver, muito que amar.” É assim que a cantora e apresentadora Preta Gil enxerga o futuro, como revelou ao Fantástico neste domingo (16). Ele recebeu alta do hospital onde passou 55 dias internada e se recuperava de uma cirurgia de 21 horas, em que foram retirados ao menos seis focos de tumor no aparelho digestivo e do linfático. Diagnosticada com câncer no intestino em 2023, a artista já havia se tratado, mas lida com a volta da doença desde agosto do ano passado. Em abril, Preta continuará o tratamento em Nova York, com medicamentos em fase final de estudo.

A cantora contou que não ficou sozinha em nenhum dia, ressaltando a importância da rede de apoio — família e amigos — para sua recuperação. Agradeceu também aos profissionais: “Se eu estou aqui é porque cada um de vocês me ajudou”.

Outro recurso da apresentadora nesse período foi o autocuidado. Neste post, ela conta que se maquiava todos os dias, exceto naqueles dias “que são mais complicados e não queremos fazer nada”.

Ao compartilhar sua trajetória na mídia, Preta motiva outras pessoas com condições de saúde semelhantes. Sua médica Fernanda Capareli disse em entrevista que ouve relatos de pacientes que aceitam a bolsa de colostomia mais facilmente por acompanhar a cantora: “Essas pessoas vão à praia, elas usam biquíni, como a Preta postou várias vezes. Elas namoram, elas saem, elas vão dançar”.

Enquanto conciliava o tratamento e o trabalho, ela comandava o TVZ, programa de entretenimento musical do Multishow. Com a ajuda do ator e seu amigo Gominho na última temporada, Preta recebeu artistas como Liniker, Marina Sena, Valesca Popozuda e outros.

Uma importante voz na causa da visibilidade negra, Preta já denunciou o racismo no mercado publicitário. Ela diz que esse setor cresce cada vez mais, ”menos para os influenciadores pretos, que quando são contratados, ainda recebem menos que pessoas brancas”.

Filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal Costa e sobrinha de Caetano Veloso, Preta cresceu rodeada de ídolos da cultura brasileira e muito nova se encantou pela carreira artística. No entanto, acabou trabalhando nos bastidores, como produtora e publicitária até os 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum “Prêt-à- Porter” (2003), incentivada por amigos, como Ana Carolina e Ivete Sangalo. Neste post, ela compartilha fotos de sua infância.

Em uma outra foto antiga, a cantora aparece grávida de seu único filho, Francisco Gil, hoje também cantor e integrante do trio musical Gilsons. Para o Roda Viva, Preta disse que ele é o seu maior parceiro de vida.

A artista lançou recentemente sua autobiografia, que começou a escrever em 2018 e retornou em 2023, quando descobriu o câncer. “Os Primeiros 50” (Globo Livros, 2024) aborda desde a infância nos camarins e bastidores de shows, passando pelos sucessos, como sua mudança de carreira e o seu bloco de Carnaval, até os momentos difíceis, como o fim de seu casamento.

No meio de adversidades, Preta defende que é hora de fortalecer a fé. Com uma missa de ação de graças, ela celebrou a vida, depois de sobreviver a um choque séptico no tratamento da doença. “São coisas que você sente a presença divina mesmo, dos meus protetores falando ‘ainda não é sua hora”, diz.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação