1 receita

Um clássico francês: sopa de cebola com torrada gratinada

O chef Chico Ferreira, do grupo Le Jazz, ensina a preparar o célebre caldo encorpado com uma camada crocante, que fez fama em Paris

Ana Elisa Faria 01 de Julho de 2025
Foto de Laís Acsa

No inverno, que chegou forte com mais uma onda de frio em várias regiões do Brasil, sopa é janta, sim — contrariando haters e memes. Por isso, Gama traz uma receita famosa, encorpada, quentinha e com crocância, diretamente do Le Jazz Brasserie, em São Paulo.

É a sopa de cebola gratinada que, conforme conta o chef do grupo, Chico Ferreira, trata-se de “um clássico originalmente servido nas frias madrugadas do extinto mercado atacadista Les Halles, em Paris”. Ele lembra ainda da versão do Ceasa, na capital paulista, que ficou popular em décadas passadas e até hoje aparece na feira em ocasiões especiais.

O segredo aqui, segundo o cozinheiro, está em caramelizar calma e lentamente as cebolas. “É a crosta que se forma no fundo da panela que formará a base de sabor”, diz.

Ferreira também dá uma dica de utensílio: uma boa panela de fundo espesso e sem teflon. E sugere usar caldo de legumes para uma versão vegetariana.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

4 cebolas grandes (cortadas finamente, em meia-lua)
2 talos de alho-poró
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 litros de caldo de carne não muito concentrado (ou rôti diluído em água)
1 maço de ervas frescas aromáticas
1 baguete cortada em fatias de 2 cm
1 colher de sopa de manteiga amolecida (em pomada)
100 g de queijo gruyère ralado

Modo de preparo:

  1. Aqueça uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga com o azeite e refogue as cebolas e o alho-poró lentamente, em fogo baixo, por 20 a 30 minutos. As cebolas devem ficar bem douradas e a panela deve formar uma crosta levemente escura no fundo, sem queimar — isso é o que garante o gosto característico.
  2. Acrescente o alho, refogue mais um pouco, junte a farinha de trigo e mexa bem para que ela se dissolva.
  3. Acrescente o caldo aos poucos, mexendo bem para que a farinha não empelote. Junte o maço de ervas e deixe a sopa cozinhar de 40 minutos a 1 hora, ou até que as cebolas comecem a se desfazer.
  4. Acerte a consistência da sopa, juntando água se necessário, ou reduzindo por mais alguns minutos no fogo. A sopa deve ser consistente, porém ainda líquida.
  5. Passe uma camada fina de manteiga amolecida na baguete e reserve.
  6. Em uma cumbuca de barro, coloque 2 conchas de sopa, assente fatias de baguete por cima e salpique com o queijo gruyère ralado.
  7. Leve para gratinar no forno alto ou na salamandra, por cerca de 10 minutos.
  8. Sirva bem quente, com pimenta-do-reino e cebolinha-francesa.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação