Cultura

Gama lança clube do livro com Bianca Santana

Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Abdias Nascimento e Natália Timerman estão na programação de leituras

16 de Abril de 2025

Nos cinco anos desde que foi lançada, Gama se aproximou mais e mais da literatura, partindo de obras literárias que falam sobre o mundo contemporâneo, da sociedade e de tendências de comportamento. Semanalmente, publicamos entrevistas com autores, dicas de livros e trechos de lançamentos. Já não era sem tempo que lançássemos então o nosso próprio clube do livro!

SE INSCREVA AQUI_ As vagas são limitadas

Enfim, esse momento chegou. Em maio, Gama promove o seu primeiro clube do livro facilitado pela escritora Bianca Santana, autora de “Quando me Descobri Negra” (Fósforo, 2023), “Continuo Preta: A vida de Sueli Carneiro” (Companhia das Letras, 2021) e “Arruda e Guiné: Resistência negra no Brasil contemporâneo” (Fósforo, 2022). Com o nome de “Leitura de Si”, o clube reúne textos em primeira pessoa que são profundas investigações de autoras e autores brasileiros e estrangeiros sobre quem são, como estão colocados no mundo e também de suas lutas.

Ler em conjunto, em diálogo, amplia todas essas possibilidades

“Ler quem pratica a escrita de si permite conectar o individual ao coletivo. É uma chance de compreender como a própria vida e as próprias experiências são parte do todo”, afirma Santana. Gama já discutiu como a leitura de ficção tem sido investigada como uma atividade geradora de empatia. “É um convite a refletir sobre seus papéis no mundo, suas responsabilidades e limites. É uma pausa para elaborar traumas. Ler em conjunto, em diálogo, amplia todas essas possibilidades”, diz a escritora, que já foi colunista da Gama.

Doutora em ciência da informação e mestra em educação pela Universidade de São Paulo, ela estudou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e é colunista da Folha de S.Paulo, comentarista do Jornal da Cultura e professora da Faap.

Na programação há oito livros de autoras como Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Abdias Nascimento e Natália Timerman. Serão 16 encontros, sempre às quartas-feiras, das 8h às 10h, a partir do dia 21 de maio. As conversas serão online e ficam gravadas, assim podem ser acessadas em diferentes momentos. A última delas será realizada também presencialmente, em formato híbrido, da livraria Megafauna, em São Paulo.

Abaixo, veja a lista de livros:

“Becos da Memória”, Conceição Evaristo (Pallas, 2017)
“Ainda Estou Aqui”, Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara, 2015)
“A Mulher de Pés Descalços”, Scholastique Mukasonga (Noz, 2017)
“Submundo: Cadernos de um penitenciário”, Abdias Nascimento (Zahar, 2023)
“Desterros”, Natalia Timerman (Elefante, 2020)
“Minha Irmã e Eu”, Anielle Franco (Planeta, 2022)
“O Que É Meu”, José Bortoluci (Fósforo, 2023)
“Quando me Descobri Negra”, Bianca Santana (Fósforo, 2023)

As inscrições podem ser feitas na plataforma Hotmart até o dia 16 de maio. As vagas são limitadas.

O Clube do Livro da Gama oferece um número limitado de bolsas integrais, destinadas a participantes que não podem arcar com o valor da inscrição. A seleção será feita com base nas respostas enviadas até 23 de abril por meio deste formulário de inscrição, considerando aspectos como renda, motivação e pertencimento a grupos historicamente sub-representados.

Receba nossos melhores conteúdos por email

Inscreva-se nas nossas newsletters


Obrigada pelo interesse!

Encaminhamos um e-mail de confirmação

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação