A temporada de premiações cinematográficas está aí e, com ela, obras laureadas e indicadas ao Oscar 2025 têm chegado ao Brasil. Nesta quinta-feira (23), estreiam "Anora", de Sean Baker, que mostra a relação entre uma prostituta americana e o filho de um oligarca russo, e "Conclave", de Edward Berger, suspense que narra o lobby e a hipocrisia por trás da escolha de um novo papa — ambos disputam a estatueta de melhor filme. (Ana Elisa Faria)
Um clássico da literatura do Holocausto, publicado há setenta anos e redescoberto recentemente, acaba de receber a primeira edição em português pela Companhia das Letras. Eleito um dos dez melhores livros de 2024 pelo New York Times, reúne as memórias do jornalista e romancista húngaro Debreczeni sobre a vida nos campos de concentração e no “crematório frio”, onde prisioneiros fracos eram abandonados para morrer. (Sarah Kelly)
A duríssima realidade dos que atravessam as Américas a pé para tentar uma chance nos Estados Unidos é retratada em reportagem especial. Acompanhamos famílias inteiras, inúmeras crianças, que se embrenham na mata com roupas ensopadas e sem a certeza de que chegarão a algum lugar. O vídeo mostra a travessia pela Selva de Darién, o trecho panamenho mais perigoso da rota clandestina. Só em 2024, 302 mil pessoas passaram por lá com esse objetivo. (Luara Calvi Anic)
Na versão brasileira da obra “Dial-A-Poem”, criada pelo poeta e artista performático John Giorno (foto) nos anos 1960, 54 nomes, de Arnaldo Antunes a Zahy Tentehar, gravaram poemas que você pode ouvir ao discar 0800-01-76362. Com curadoria de Marcela Vieira e foco no erotismo, o projeto inclui um telefone-escultura na exposição “Sit in my Heart and Smile” na Coleção Moraes-Barbosa, em SP. Fora do Brasil, ligue +55 11 5039 1344. Até 15/3. (Amauri Terto)
Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, na próxima quinta (30), a plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play vai lançar uma nova coleção. Serão um longa e dois curta-metragens, entre animações e documentários, que homenageiam grandes nomes dessa arte no Brasil, como Laerte Coutinho e Jayme Cortez. Também chegam ao streaming cinco novos episódios da série “Caminhos da HQ”, produzida pelo Itaú Cultural. (Leonardo Neiva)