@gamarevista

Imagem de destaque do post
Ouvir

“Lux”, o álbum sinfônico, operístico e radical de Rosalía

Primeiro veio o single “Berghain”, em que a catalã abraça o canto lírico no ônibus e em frente a uma tábua de passar rodeada por uma orquestra sinfônica. “Isso é arte”, a internet decretou. Já era um gosto do que viria com as outras 14 músicas liberadas na última sexta. Com um canto mais lírico (em 13 idiomas), ora com o pé no flamenco, ora na balada, Rosalía surpreende ao propor o contrário de “Motomami” (2022) e se distanciar dos ritmos que estão no topo da Billboard. Vale ouvir essa boa entrevista ao NYT. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Ângela Diniz, Assassinada e Condenada”, na HBO Max

Já são 49 anos desde a morte da mineira pelo então namorado, mas o crime ainda ecoa no Brasil de hoje, que registrou no ano passado um recorde de 1.492 feminicídios, numa média de quatro por dia. Dividida em seis capítulos, a série é dirigida por Andrucha Waddington, estrelada por Marjorie Estiano e mostra como a sociedade brasileira julgou e condenou Diniz por viver sua liberdade — e como tudo isso impulsionou o movimento feminista. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Pluribus”, nova série de Vince Gilligan, autor de “Breaking Bad”

Saem metanfetamina, traficantes, advogados amalucados, policiais e dramas familiares. Entra em cena uma anti-heroína rabugenta e infeliz, que precisa salvar o planeta da felicidade tóxica. Essa é a premissa do novo trabalho de Vince Gilligan, autor de “Breaking Bad” e “Better Call Saul”, a série distópica disponível na Apple TV. Na trama, Carol Sturka (Rhea Seehorn) é uma escritora de best-sellers de fantasia e única cidadã imune a um vírus que transforma todos em pessoas felizes. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

“Quem É Essa Mulher?”, a nova biografia de Zuzu Angel

Um dos grandes nomes da moda e um ícone da resistência à ditadura na busca por explicações pelo assassinato do filho. É a história da mãe, militante, costureira, designer e empresária Zuzu Angel que resgata a biografia “Quem É Essa Mulher?” (Todavia, 2025), da jornalista Virgínia Siqueira Starling. Por meio da vida dessa mulher complexa e fascinante, a obra amplia a compreensão sobre esse momento sombrio da história brasileira. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Improviso”, o 26º álbum de Djavan

Aos 76 anos, Djavan reafirma seu posto de alquimista da canção brasileira com o lançamento de seu novo álbum. Com estilo único – fruto da assimilação de conceitos harmônicos da Bossa Nova e da inventividade dos Beatles – o artista alagoano, radicado no Rio, desdobra o amor em 11 faixas inéditas, incluindo "Pra Sempre", quase lançada por Michael Jackson. O trabalho chega às vésperas da turnê comemorativa de 50 anos de carreira do músico, prevista para correr o Brasil em 2026. (Amauri Terto)