Bloco de notas da Semana "Tem Alguém Olhando?" — Gama Revista
Tem alguém olhando?
Icone para abrir
Giphy

5

Semana

Bloco de notas

Dicas para proteger seus dados, episódios de Black Mirror para rever, histórias de pessoas que viraram memes e suporte a vítimas de compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento. Uma lista de dicas da Gama

31 de Outubro de 2021

5

Semana

Bloco de notas

Dicas para proteger seus dados, episódios de Black Mirror para rever, histórias de pessoas que viraram memes e suporte a vítimas de compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento. Uma lista de dicas da Gama

31 de Outubro de 2021
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Ilustração Isabela Durão

    É possível SE APAGAR DA INTERNET? Em depoimento a Gama, um programador que decidiu rastrear e eliminar seus vestígios online conta sobre a experiência e dá dicas para quem quer fazer o mesmo. O processo levou pelo menos um ano e envolveu desativar redes sociais, deletar contas em apps e cancelar a inscrição em newsletters. “A questão é poder escolher o que as pessoas vão ver sobre mim, é ser dono dos meus próprios dados”, disse ele.

  • O que está em jogo quando VOCÊ DÁ SEU CPF NA FARMÁCIA? Em janeiro de 2018, o Ministério Público começou a investigar redes de farmácias em suspeita de que os dados dos consumidores poderiam estar sendo vendidos a empresas de planos de saúde. Hoje, por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), as farmácias estão começando a se atentar a essa questão e algumas estão disponibilizando um termo de consentimento em que o cliente concorda que o seu CPF seja usado para saber se os produtos têm descontos, mas ainda não fica claro onde os seus dados vão ser usados e com quem serão compartilhados.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Netflix

    Difícil não lembrar da distópica BLACK MIRROR quando se pensa nos caminhos obscuros que a falta de segurança e privacidade online podem tomar. O tema vem à tona na série em episódios como “Manda quem pode” (terceiro da terceira temporada), no qual um grupo invade webcams e chantageia pessoas pelo sigilo de suas informações; em “Arkangel” (segundo da quarta temporada), em que uma mãe implanta um chip na cabeça da filha; e em “Toda a sua história” (terceiro da primeira temporada), em que as pessoas usam lentes de contato que permitem armazenar memórias e um homem descobre uma traição ao espionar as memórias da esposa.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Para quem tem se preocupado com SEGURANÇA DIGITAL, elencamos cinco dicas para resguardar seus dados e evitar golpes. Entre elas, usar um gerenciador de senhas, limitar o alcance das suas redes sociais, aderir a uma ferramenta de bloquear anúncios e usar navegadores alternativos.

  • “É intolerável que as empresas de tecnologia tenham poder absoluto”

    Shoshana Zuboff, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. A acadêmica é professora emérita da Harvard Business School e uma das principais intelectuais a examinar os efeitos das grandes plataformas de internet sobre a sociedade, tema que destrincha em seu livro “A Era do Capitalismo de Vigilância” (Intrínseca, 2021).

  • No podcast “Além do Meme”, o jornalista Chico Felliti investiga a HISTÓRIA POR TRÁS DE MEMES brasileiros famosos, esbarrando na questão da privacidade dessas pessoas. Há, por exemplo, o caso emblemático da grávida de Taubaté, que ficou mal falada na cidade, e o menino de 13 anos que viralizou com um vídeo do seu Bar Mitzvá e anos depois ainda tinha dificuldade de conseguir emprego por causa disso.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Instagram B.J.Novak

    Já são comuns histórias de pessoas que desavisadamente deram com SUA IMAGEM EM PROPAGANDAS por aí. Aconteceu com essa mulher sul-africana, que um descobriu que sua foto estava em anúncio do McDonald’s na China porque tinha ido parar em um banco de imagens aleatório. E aconteceu esses dias com B.J. Novak, ator da série “The Office”, que encontrou sua foto sendo usada para vender perfume, capa de chuva e máquina de barbear em países diversos.

  • Desde antes de “nudes” serem chamados de “nudes” sabemos de histórias de COMPARTILHAMENTO NÃO AUTORIZADO DE FOTOS ÍNTIMAS, ou “revenge porn”, como se diz em inglês, entre famosos e anônimos. Nos EUA, uma organização chamada Badass Army se dedica a dar apoio a vítimas desse tipo de abuso com ajuda psicológica e orientação legal. O time deles também vasculha sites de pornografia que publicam esse tipo de conteúdo sem consentimento e fazem contato com as vítimas.

  • Vencedor do Oscar de filme estrangeiro, “A Vida dos Outros” (2007), do diretor alemão Florian Hanckel von Donnersmarck, fala de VIGILÂNCIA E ESPIONAGEM nos tempos da Guerra Fria. A narrativa gira em torno de um agente que é incumbido de vigiar os passos de um escritor e dramaturgo e acaba criando uma curiosidade voyeurística pela vida dele. Disponível no Amazon Prime Video.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Fernando Frazão/Agência Brasil

    O Panóptico, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), monitora a adoção de RECONHECIMENTO FACIAL facial pelas instituições de segurança pública do Brasil e seus vieses para a população negra. Segundo eles, desde 2018 cerca de 90% das pessoas presas com o uso dessa tecnologia eram negras. “O algoritmo já tem um viés racial, ou seja, pessoas negras vão ser mais confundidas. O banco de dados de procurados também é racializado, com a maioria negra. Então um banco de dados alvo majoritariamente negro e um algoritmo que tem viés racial vão causar maior abordagem de pessoas negras”, escreveu o cientista político Pablo Nunes, coordenador do projeto.