Óculos Juliet - Objeto de Análise — Gama Revista
® Oakley

Óculos Juliet

Dos campos de beisebol japonês aos bailes de funk brasileiros, ele é perfeito para aqueles que buscam um visual saído de um filme de ficção científica

Daniel Vila Nova 17 de Novembro de 2020
  • O que é

    Um óculos escuros espelhado de armação angulosa, o Juliet está para o funk assim como chapéus de cowboy e pistolas estão para o western. Com um visual futurista, as lentes coloridas e a armação estilosa evocam o sentimento de um produto de outro planeta. Com mais de oito variações, que mudam detalhes como as cores das lentes e o material da armação, o óculos se tornou o símbolo informal de um dos estilos musicais brasileiros mais populares dos últimos anos. Entretanto, sua origem precede o boom do funk ostentação: ele já encontrou sucesso no cinema americano, nos campos de beisebol, no surf e hoje brilha na cabeça de Neymar Jr.

  • Quem fez

    Durante a década de 1980, a Oakley — empresa responsável pelo Juliet — havia se estabelecido como uma referência em equipamentos para esportistas. Mas foi na década de 1990 que a marca ultrapassou o nicho dos esportes e se tornou parte da cultura americana. Com direito a Michael Jordan como garoto propaganda, os óculos da Oakley passaram a ser utilizados por celebridades de todas as áreas — o que fez com que a popularidade da marca fosse para as alturas. Em 1997, a Oakley anunciou “X-Metal”, uma série de óculos produzidos a partir de uma liga metálica especial conhecida como “O-Matter”. “Romeo”, o primeiro modelo da família “X-Metal”, encontrou seu par perfeito quando — em um toque de inspiração Shakespeariana — Juliet veio ao mundo em 1999.

  • Por que é tão desejado

    No Brasil, o termo “Juliet” se tornou sinônimo para qualquer produto da linha ”X-Metal”. Adotado pelo funk, os óculos figuram em inúmeros clipes musicais — quando não se tornam o tema da letra. Também viraram uniforme oficial do Paris Saint German, quando Neymar passou a desfilar com seus óculos na entrada dos jogos do time francês. Parte da estética funk brasileira, a família “X-Metal” fez sucesso também em Hollywood. De Tom Cruise em “Missão Impossível 2”, ao mutante Ciclope nos filmes dos X-Men, o visual único da linha “X-Metal” fez com que se tornasse um figurino icônico do cinema americano. Além disso, o Juliet também fez parte integral da carreira de Ichiro Suzuki, um dos maiores jogadores de beisebol do Japão. Suzuki utilizou o óculos em inúmeros jogos — o que lhe rendeu até um Juliet próprio conhecido como “Juliet Ichiro”. Seja no baile funk, na tela de cinema ou no MLB, o Juliet é certeza de um look especial.

  • Vale?

    Mesmo duas décadas depois de sua produção, o estilo ímpar do Juliet — e da “X-Metal” — continuam a conquistar o coração de brasileiros, americanos e japoneses. A série foi descontinuada pela Oakley em 2012, o que tornou seus óculos limitados e os alçou a categoria de objeto de desejo para inúmeros colecionadores. Resistente devido a liga metálica que o compõe, o Juliet é mais pesado do que óculos comuns. Seu valor reside no visual excêntrico e colorido, além de ser peça importante para o cenário do funk nacional. São  perfeitos ainda para dar uma banda por aí como sugeriu a Balenciaga no clipe da coleção Primavera-Verão 2021.

  • Onde comprar

    Até que a Oakley decida fazer um revival da série “X-Metal”, a única opção para aqueles que desejam usufruir do estilo de um Juliet é o mercado de segunda mão. Existem lojas especializadas que vendem o modelo. O mercado de Juliet falsos é gigantesco, mas existem tutoriais na internet que ensinam a identificar um modelo original.

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