Como tirar uma ideia do papel — Gama Revista

5 dicas

Como tirar uma ideia do papel

Seja escrever um livro, criar um programa de computador ou abrir uma empresa, todo projeto precisa de um começo. Gama ensina a tirar suas ideias do papel

Daniel Vila Nova 19 de Maio de 2021
  • 1

    Estude o campo em que deseja atuar –
    Projetos, sejam pessoais ou profissionais, exigem conhecimento. Ideias podem ser a força motriz de uma iniciativa, mas é a pesquisa em torno delas que garante que o projeto ficará de pé. No mundo das empresas, é comum que se comece com um plano de negócios — um documento que explica, tim tim por tim tim, o futuro da companhia. Saber como outros projetos parecidos com o seu foram feitos e como eles estão hoje em dia dão segurança na hora de começar e podem servir como inspiração para novas possibilidades. Conhecer o campo em que se irá atuar é fundamental para o sucesso.

  • 2

    Simplifique as primeiras versões do seu projeto –
    Planejar o futuro do seu projeto é fundamental para que ele dê certo, mas não pense que você vai acertar de primeira. As falhas não só são inevitáveis como também necessárias, como diria mestre Yoda, “o maior professor, o fracasso é”. Sabendo que o erro faz parte do processo, simplificar as primeiras versões do projeto é uma boa ideia para que as falhas não sejam tão catastróficas. O conceito de Produto Mínimo Viável, ou MVP, é muito popular entre start-ups. “É desejável tirar a ideia do papel na versão mais simples possível, justamente para ter condições de aprimorar e aprender com os erros que surgirão”, afirma Taynara Alves, química, empreendedora e fundadora da start-up InQuímica.

  • 3

    Estabeleça datas e prazos para cada etapa –
    Durante todo o projeto, sua arqui-inimiga será a desorganização. A organização é essencial para qualquer atividade, mas ela se torna especialmente necessária quando estamos criando algo pela primeira vez. Planilhas, calendários, diários de bordos e linhas do tempo serão seus melhores amigos em uma jornada desconhecida. Anote todos os processos e estabeleça datas e prazos para tudo. Problemas com a papelada? Gama já te ensinou a organizá-las.

  • 4

    Imagine os benefícios que o projeto pode trazer à sua vida –
    Muitas vezes desejamos criar algo, mas acabamos desistindo durante o processo ou até mesmo antes de começar. Esse tutorial da Forbes ensina como começar a fazer as coisas que sempre postergamos, indicando imaginar os benefícios que o projeto pode trazer à sua vida. Em seu site, o programador e palestrante Henrique Bastos aconselha a aproximar-se de grupos que tenham interesses em comum com você. A troca de feedback serve como um incentivo para continuar batalhando pelo projeto e também pode inspirar novas soluções.

  • 5

    Abrace a burocracia. Ela é inevitável –
    A burocracia é chata, mas não pode ser ignorada. Com o projeto cada vez mais perto de ser concluído, pensar na legislação e na regulamentação que a ideia pode envolver garante uma facilidade na hora de colocar o produto no mercado, quem dá a dica é Taynara Alves. Terminou seu livro? Entenda o processo de publicação e os editais culturais. Abriu um negócio? Informe-se sobre a legislação adequada. Vai lançar um produto? Conheça a regulamentação necessária para colocá-lo no mercado. Seguindo esses passos, sua ideia está no caminho para se tornar realidade.


LEIA MAIS:

Semana: Projeto – Como começar?

Conheça seis projetos de arquitetura que pensam na coletividade

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação